Blog Sobre Advocacia

29 de julho de 2020

Assembleias Virtuais em condomínios e sua viabilidade.

Os avanços no mundo digital marcaram o século XXI, com diversas inovações tecnológicas que facilitaram a aproximação das pessoas, desmistificando distâncias e possibilitando novas conexões, o que oportunizou ao mundo novos meios de se relacionar e conviver.

Neste passo, se utilizando destas modernizações, diversas empresas e instituições mudaram suas formas de se relacionar com seus clientes internos e externos, mudanças estas que chegaram aos condomínios, como um meio de facilitar a comunicação e a participação de todos nas deliberações condominiais.

No que se refere aos condomínios, é comum a baixa participação dos condôminos em Assembleias, estas, de suma importância para determinar as diretrizes e gastos a serem seguidos pela gestão condominial, a inércia em participarem das deliberações prejudica a administração e, ainda mais, a todo o condomínio, já que terá decisões pautadas ao ponto de vista de uma pequena minoria.

As dificuldades se amoldam perante uma alteração de convenção ou a alteração da fachada do condomínio, além das demais decisões que se exigem quóruns qualificados, haja vista a dificuldade de se ter a participação e até mesmo o acesso a todos os condôminos que representem aquela determinada fração de votos válidos.

Neste sentido, as Assembleias virtuais fornecem aos condôminos a possibilidade de participarem de todas as deliberações do Condomínio, expondo seus argumentos e realizando os apontamentos que lhes for conveniente, de qualquer lugar do mundo, sem que haja necessidade de deslocamento ou custos elevados, garantindo maior comodidade e praticidade aos condôminos.

Os benefícios não se limitam a estes, todas as Assembleias Virtuais poderão ter o áudio e vídeo gravados em nuvem, além do chat, o que garante maior segurança jurídica ao ato frente a questionamentos judiciais e, ainda, transparência, já que todos os condôminos poderão ter acesso às gravações.

Não obstante, em alguns casos, os condomínios chegavam a dispor de quantias vultuosas para realização de suas assembleias presenciais, com locação de espaços, sistemas de áudios, cadeiras, dentre outros, o que se torna desnecessário à realização das Assembleias Virtuais, constituindo mais uma grande vantagem.

Assim, claro nos torna que as ferramentas virtuais estão à disposição dos condomínios para agregar valor aos condôminos e aos gestores, possibilitando a maior participação de todos e o consequente crescimento do Condomínio, com mais ideias e pessoas dispostas a ajudarem o gestor condominial.

Por Dr. Osvaldo Alves Pereira Neto

 


Compartilhe :

Veja Também:

11 de setembro de 2020
Novidade! Entenda o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados.
O que se observa na lei é que todos terão que se adaptar a esta nova forma de tratar os dados de outras pessoas. Essa determinação é destinada a todas as empresas, sejam elas de...
Leia Mais
20 de agosto de 2020
A ilegalidade da cobrança da taxa de condomínio em percentual inferior a 100% para unidades ainda não comercializadas pela Construtora.
Para que o Condomínio exista no mundo jurídico, um dos requisitos quando de sua constituição é a averbação da Minuta da Futura Convenção do Condomínio na matrícula do imóvel,...
Leia Mais
19 de agosto de 2020
Vínculo de emprego para motoristas de aplicativos.
O assunto causa diversos posicionamentos, sendo o grande propulsor disso a ausência de regulamentação específica do assunto. Recentemente foi publicado o acórdão no processo de n°...
Leia Mais

O que a nossa equipe pode fazer por você?